segunda-feira, 26 de abril de 2010

As UPPs e o turismo

Hoje foi inaugurada a sétima Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio. A comunidade da vez é a Providência, na Zona Portuária. Segundo o governador Sérgio Cabral (PMDB), a paz na favela contribuirá para a revitalização dessa área da cidade.

No projeto, está prevista a instalação de dois teleféricos e um plano inclinado na região. O governador comparou a área portuária do Rio à Montmartre, bairro boêmio de Paris.

Curioso: em vez de valorizar a favela no que ela tem de particular, ou seja, suas vielas, seu povo, sua cultura, Cabral prefere compará-la a um bairro europeu que sequer tem vista para o mar.

O governador também aproveitou a inauguração para anunciar a chegada das UPP's ao bairro da Tijuca. As movimentações para ocupação da favela do Borel começam ainda nessa semana. Só falta ele dizer, na próxima inauguração, que a vista do Borel (de onde é possível ver o Maracanã, a Floresta da Tijuca e quase toda a Baía de Guanabara) se parece com o visual de Punta del Este, no Uruguai, só para atrair os turistas que gostam de cruzeiros por mares do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário